sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Verbo avoir em francês


Dando continuidade aos verbos em francês, vamos ver hoje o verbo ''avoir''.
O verbo avoir, em francês, indica noção de posse; traduzindo, seria o nosso ter.Vamos conjugá-lo.

J´ai - Eu tenho
Tu as -
Tu tens
il/Elle/On a - Ele/Ela a gente tem
Nous avons - Nós temos
Vous avez -Vós teis
Ils/Elles - Eles/Elas têm

O verbo avoir é capaz de expressar posse em diversos sentidos, como idade, por exemplo.

  • J´ai dix ans. (Eu tenho dez anos.)
  • Ma mére a soixant ans. (Minha mãe tem sessenta anos.)
E bens materiais:
  • J´ai une voiture. (Eu tenho um carro.)
  • Elle a un appartement à Paris. (Ela tem um apartamento em Paris.)

Avoir: expressões idiomáticas

O verbo avoir também funciona para expressar sensações de ausência e dor. Para tanto, a formação é a seguinte:

AVOIR+ NOME SEM ARTIGO

Assim:

j´ai chaud - eu tenho calor

j´ai froid - eu tenho frio

j´ai faim - eu tenho fome

j´ai soif - eu tenho sede

j´ai sommeil - eu tenho sono

Ou, em expressões mais elaboradas.:

  • J´ai peur de... (eu tenho medo de...)
  • j´ai besoin de...( eu tenho necessidade de...)
  • j´ai envie de...(eu tenho desejo de...)
Com o advérbio mal, avoir pode expressar dor:
  • J´ai mal à la tête.(Estou com dor de cabeça.)
  • J´ai mal au dos.(Estou com dor nas costas)

Expressão'' Il y a''

Com o verbo avoir, temos ainda um tipo de construção verbal bastante usada em francês.

a construção ''Il y a''. Por meio dela, expressamos a noção impessoal de existência, como ocorre com o nosso verbo haver. Observe os exemplos.

Il y a des maisons très belles à Paris. (Há casas muito belas em Paris.)

Il y a du gâteau au restaurant. (Há bolo no restaurante.)

Por hoje é só!

Au revoir mes amis!!!


1 comentários:

Unknown disse...

esqueceram se da conjugacao do verbo avoir na ultima pessoa

Postar um comentário

 
;