quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Comidas típicas da França

salut, vamos ver o que é servido na França.

Quem não conhece os escargots? E quem nunca comeu um brioche ou croissant? Certamente você conhece ou já degustou algumas das delícias da cozinha francesa!

A refeição tradicional francesa tem pelo menos três pratos: Entrada (les entrées ou hors d' ouvre), que inclui sopas, pratos à base de ovos, saladas ou charcuterie (frios). Os pratos principais (les plats) são à base de carnes ou peixes, com molhos diferentes e acompanhados por batatas, arroz, massa ou legumes. E, finalmente, as sobremesas de dar água na boca. Os queijos, curiosamente, são servidos antes da sobremesa, e estas podem ser sorvete, torta ou pâtisserrie.

No café da manhã há uma grande variedade de pães, croissants, baguetes, brioches, recheados com geléias ou manteiga e pains au chocolat, que são pãezinhos de forma quadrada, com chocolate derretido de recheio. Como acompanhamento, café ou chá. O famoso café au lait é o café expresso servido com leite morno é o mais comum entre os franceses.

Já nas entradas, os pratos mais comuns são Ouefs en Cocotte, que são ovos assados em recipientes de porcelana com creme e manteiga. Também são comuns os pratos de saladas de endívias com cubinhos de bacon frito (Salade frisée aux lardons), o queijo de cabra derretido sobre torrada e salada (Crottin chaud en salade), sopa de peixe (soupe de poissons) e omelete com ervas (Omelette aux fines herbes).

Entre os pratos principais, os mais famosos são os Sole Meuniére (Linguado frito com manteiga derretida), Quenelles de Brochet (Bolinho de peixe e molho cremoso), Coquilles St Jacques (Vieiras cozidas com um pouco de manteiga), Hachis parmentier (Carne moída com purê de batatas), Noisettes d' agneau (Costeletas de carneiro com cogumelos e ervas), Bifteck au poivre (Filé com molho de pimenta), Blanquette de Veau (Cozido de vitela com ovos e creme), Magret de Canard (Peito de pato), Côte de porc (Costeleta de porco), Ris de veau (Moleja de vitela) e o Coq au vin (Galo cozido com molho de vinho tinto, ervas, alho e cogumelos).

Muitos restaurantes servem os menus do dia, onde os pratos podem ficar bem mais baratos. Os mais comuns são os legumes crus (Crudités), tomates com molho vinagrete (Salade de tomates), escargot com manteiga ao alho (Escargots à la bourgvignonne), pernas de rã com manteiga ao alho (Cuisses de grenovilles), cozido de enguia e carpa (Matebolete d' anguilles et de carpe), galinha da guiné assada (Pintade rôite garnie) e pequenas linguiças (Andovilletes).

As sobremesas são um pecado, mas pecado maior é não aproveitá-las. Entre as mais comuns, destacam-se as Tarte aux myrtilles (Tortas de blueberry), Pêche melba (Pêssegos com sorvete e calda de framboesa), Crême caramel (Creme à base de leite, açúcar e ovos com calda de caramelo), Ile flottante (Suspiros com creme à base de leite, açúcar e ovos), Crêpes Flambées (Crepes flambadas no licor) e Gâteau St Honoré (Bolo de chocolate).

Os queijos são bem variados, produzidos com leite de cabra, vaca e ovelha e devem ser comidos com pão utilizando o garfo e a faca.

1 comentários:

Adriane Barr0s disse...

Minha tia mora na frança e vou visitar ela lá esse site foi muito bom para aprender sobre algumas comidas lá da França muito obrigado só falta falar francês kkkk

Postar um comentário

 
;