sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Substantivos em francês

salut mes amis, como vocês perceberam, nesta postagem, vamos trabalhar sobre singular e plural dos substantivos em francês.
A regra geral para substantivos em francês, é somar um ''s'' ao singular:
Assim vejamos:
  1. Les lions sont grands/Les lionnes sont grandes. (Os leões são grandes/As leoas são grandes).
  2. Les hommes sont intelligents /Les femmes sont intelligentes (Os homens são inteligentes/As mulheres são inteligentes). Assim como em português, a concordância é feita, sempre, no masculino.Vejamos o exemplo:
  • Les hommes et les femmes sont intelligents (Os homens e as mulheres são inteligentes).
  • Palavras terminadas com ''S ''não mudam. veja o exemplo:
  • Un repas précis -Des repas precis (Uma refeição precisa/refeições precisas).
  • Substantivos terminados em "Al'' tem seu plural em AUX: Exempolos:
  • animal est original- Les animaux sont originaux (O animal é original/Os animais são originais).
  • Le journal est royal -Les journaux sont royaux (O jornal é real- Os jornais são reais).A regra também é válida quando os substantivos terminão em ''AU'':
  • Le tableau est régional - Les tableaux sont régionaux (O quadro é regional/Os quadros são regionais)
  • Palavras terminadas em ''EU'', tornam-se" EUX" no plural. Observe:
  • Un cheveu - Des cheveux (um cabelo / uns cabelos)
  • Un enjeu - Des enjeux (uma aposta/umas apostas)

0 comentários:

Postar um comentário

 
;