quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Futuro próximo

Salut à tous, hoje vamos trabalhar com uma forma verbal chamada em francês de'' Futur proche''.
Esta é uma forma verbal que utiliza o verbo ALLER, estudado no capítulo anterior, como auxiliar.Verbo auxiliar, como o nome diz, é um verbo que ajuda outro verbo a criar uma expressão com significado.O futor proche tem como função indicar um evento que ocorrerá em breve. Assim vejamos a regra básica de formação:
VERBO ALLER NO PRESENTE + OUTRO VERBO NO INFINITIVO
Assim temos: Nous allons dîner au restaurant. (Nós vamos jantar no restaurante.)
Também podemos construir o futur proche utilizado duas vezes o verbo aller.Je vais aller en Italie. (Eu vou ir para a Ialia.)
Elle va travailler en octobre.(Ela vai trabalhar em outubro)
Je vais rester sept ou huit ans à Paris.(Eu vou ficar sete ou oito anos em Paris.)
Les femmes vont diriger le monde en 2500.(As mulheres vão liderar o mundo em 2500.)

FUTUR PROCHE e algumas importantes expressões de tempo:
Expressão de tempo
Aujourd´hui - hoje
Demain - Amanhã
Cette semaine - Esta semana
Cette année - Este ano
Ce mois-ci - Este mês
Au mois de - No mês de
À la semaine prochaine - Na próxima semana
À l´année prochain - No próximo ano
Dans cinq minutes - Em cinco minutos
Dans cinq ans - Em cinco anos
Ce soir - Esta tarde
Com as espressões indicadas, é possivel construir eventos temporais do mais diversos matizes, do imediato ao distante:
Je vais partir aujourd´hui. - Eu vou partir hoje.
Je vais partir demain. - Eu vou partir amanhã.
Je vais partir cette semaine. - Eu vou partir esta semana

0 comentários:

Postar um comentário

 
;